Ninguém espera passar por momentos de dor logo após o nascimento de uma criança, porém, para algumas famílias, tragédias repentinas acontecem até mesmo com acidentes domésticos. Mas será que existe algo que possamos fazer para evitar? Sim! A chave está na prevenção. 

      A síndrome da morte súbita infantil acontece quando um bebê morre antes do primeiro ano sem um motivo específico e, por mais que pareça difícil de acreditar, ela é a principal causa de morte de bebês dessa faixa etária. 

     A maioria dos casos acontece durante o sono, o que já nos dá uma pista sobre qual período precisa mais da nossa atenção e cuidado. Dessa maneira, com informação e preparo, é possível desde a gravidez planejar ações que diminuam os riscos de acidentes fatais.

     Quer saber como começar a preparar a chegada do bebê de um jeito seguro ainda na gestação? Confira essas dicas!


Prepare o caminho

      Antes de tudo, busque informação de qualidade e baseada em estudos científico. Uma mãe bem-informada sabe fazer boas escolhas! Além disso, pense seriamente nos pontos abaixo:

- Evite acessórios no berço do bebê: almofadas ou “kit berços” volumosos podem até ser bonitos, mas representam um perigo para a saúde do recém-nascido, sabia? Muitos bebês acabam sufocando e, por ainda não conseguirem se mover com rapidez e eficiência, não conseguem se desfazer do excesso de almofadas e objetos. 

- Cuidado com as grades dos berços: o ideal é usar uma proteção macia e lisa nas grades laterais do berço para evitar que a criança prenda a cabeça enquanto dorme.

- Mantenha seu pré-natal em dia: deixe sempre os exames alinhados com seu obstetra para que o bebê possa nascer saudável.

- Tenha bons hábitos: evite fumar, beber ou usar drogas durante a gestação para que seu bebê possa ter a saúde preservada.

- Faça uso dos nossos swaddles e casulos: um dos motivos da morte súbita na infância é o sufocamento ou superaquecimento devido ao excesso de cobertores. Por isso, nossos swadlles e casulos nasceram com a missão de proteger as crianças durante o sono. Eles são confortáveis e oferecem aquecimento e liberdade de movimento, ideal para uma noite tranquila e segura!

         Comece a se prevenir ainda na gravidez com o verdadeiro item indispensável para um bom enxoval: a informação. Anote, pesquise e busque fontes confiáveis, pois, ainda que você não tenha como saber tudo o que te aguarda, existem caminhos para se preparar e ser um porto seguro para seu bebê em todos os âmbitos.
15 de junho de 2022 — Roberta Machado

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados