Garantir o bem-estar e a saúde dos bebês é, com certeza, um dos maiores objetivos dos responsáveis.

Nesse sentido, um dos problemas que podem aparecer é a morte súbita. Essa situação pode ocorrer devido a diversos fatores, como a morte por sufocamento — muitas vezes, devido ao uso de cobertores e mantas.

Pensando na importância desse tema, preparamos este conteúdo com dicas para que consiga evitar que isso aconteça. Continue a leitura!

O que é morte súbita infantil?

Esse problema ocorre quando a criança morre de forma repentina e inesperada. Geralmente, ocorre à noite, durante o período de sono.

Existem alguns fatores que podem ocasionar a morte súbita infantil, por exemplo, o sufocamento com cobertas, o atraso na maturidade do tronco cerebral do recém-nascido, dormir com os pais ou responsáveis, calor excessivo, entre outros fatores.

Dicas para evitar a morte súbita infantil

Existem maneiras de proporcionar um sono tranquilo e sem problemas para a sua criança. Tomar todos os cuidados que citaremos a seguir irá ajudar, e muito, para que esse problema não aconteça. Sendo assim, acompanhe com atenção para depois colocá-las em prática. Ok?!

1. Uso de Casulos Swaddles

Como citado anteriormente, uma das principais causas da morte súbita infantil é o sufocamento devido ao uso de cobertas. Afinal, o pano pode escapar e acabar indo no rosto do bebê, ou a criança se mexer e sufocar-se.

Antes, para tentar deixar a criança mais tranquila e aquecida, muitas pessoas usavam uma técnica de embrulhar o bebê com um pano ou cobertor. Sendo assim, para substituir esse modelo antigo, que continuava sendo perigoso para o sufocamento do pequeno, a solução são os Casulos Swaddles.

Os Casulos Swaddles permitem que você envolva seu bebê, o mantendo em uma temperatura agradável, e sem precisar usar mantas. Além disso, para realizar a contenção, ou seja, deixar os braços do bebê para dentro da peça, você contará com um velcro, o que deixa o bebê mais seguro e confortável, sem amarrações.

Aqui, no Casulo de Anjo, temos diversas opções e modelos disponíveis, que irão manter a sua criança segura e coberta durante toda a noite.

2. Coloque o seu pequeno para dormir de barriga para cima

Outra forma de evitar a morte súbita infantil é se atentar à posição em que coloca a criança para dormir.

Portanto, o correto é colocá-la de barriga para cima, seja durante a noite de sono ou em cochilos durante o dia. Isso porque essa ação vai evitar que o rosto fique encostado no colchão, o que pode acabar sufocando a criança. Essa posição também é mais segura para evitar problemas no desenvolvimento corporal da criança e dores.

3. Não fume

Fumar durante a gravidez é um dos fatores de risco para a morte súbita infantil. Sendo assim, caso esteja esperando um bebê, suspenda o cigarro imediatamente.

Além disso, fumar ao redor da criança também aumenta as chances de sufocamento e morte súbita. Por isso, não deixe que fumem perto do seu pequeno.

4. Mantenha o aleitamento materno

Quando se trata de enviar a morte súbita infantil, o leite materno também se faz muito importante. O alimento contribui, e muito, para o desenvolvimento do pequeno e também evita o surgimento de infecções — que aumentam as chances de mortes súbitas.

Além de alimentar a criança e ajudar no desenvolvimento, o leite materno serve para criar um forte vínculo entre a mãe e o bebê. Portanto, é extremamente importante esse afeto. Portanto, se a sua saúde permitir, mantenha o aleitamento materno ao máximo de tempo que puder.

Ah, se estiver amamentando, suspenda as bebidas alcoólicas, pois elas também aumentam os problemas na saúde do bebê e aumenta o risco de morte súbita.

5. Se atente à temperatura

Um dos fatores que podem ocasionar a morte súbita infantil é o calor em excesso. Sendo assim, tome muito cuidado na hora de vestir o seu bebê, pois ele pode ficar superaquecido. Lembre-se que é um mito o fato de que bebês sentem mais frio que adultos.

Nesse sentido, utilizar o Swaddle é uma ótima opção. No Casulo de Anjo, existem opções disponíveis tanto para o calor, quanto para o frio.

6. Não coloque o bebê para dormir na sua cama

Muitos pais, na tentativa de querer proteger o filho, acabam o colocando para dormir na mesma cama. Porém, isso é extremamente perigoso para a criança.

Devido ao cansaço da nova rotina, muitos pais podem acabar tendo um sono pesado em alguns momentos, e acabar rolando por cima da criança e a sufocando e/ou esmagando. Pode parecer absurdo, mas é um risco real.

Durante a noite, o bebê também pode ser atingido por um braço ou perna, o que pode o machucar bastante. Também, dependendo do impacto, ele pode ser jogado no chão.

Além disso, mesmo que não encoste na criança, ela pode acabar rolando e caindo, o que pode causar um acidente grave.

Então, umas das formas para evitar a morte súbita infantil é colocando o seu bebê para dormir sozinho, sem a presença de adultos ou de outras crianças.

7. Berço seguro

Como citamos no tópico anterior, o seu bebê deve dormir sem a presença de outras pessoas. Sendo assim, o local ideal é o berço. O berço foi projetado para bebês, assim evita problemas, como quedas.

Aqui, o importante é ter um local totalmente seguro, para que assim, o seu pequeno tenha uma noite super tranquila de sono. Ou seja, se certifique de que não tenha objetos dentro do berço, e também fique atento às grades para que não tenha a chance da cabeça do seu bebê bater ou enfiar entre meio essa parte.

Durante o dia, muitas mães deixam os pequenos dormirem em carrinhos, sofás, camas, etc. Porém, evite isso, sempre que seu bebê dormir, o coloque no lugar seguro: o berço! Ou, caso não esteja em casa, certifique-se de estar sempre por perto da criança e retirar de perto itens que possam causar o sufocamento ou outros riscos de acidente.

As aplicações dessas dicas colaboram muito para a diminuição de riscos de morte súbita. Sendo assim, as coloque em prática para garantir mais saúde e qualidade de vida para o seu pequeno.

Já aproveite para colocar todas essas atitudes em prática. Ah! E, indique esse artigo para as pessoas que ajudam a cuidar do seu bebê também. Com isso, você irá se certificar de que todos que estejam com o seu pequeno vão seguir essas dicas, garantido assim, o bem-estar da criança.

O bem-estar exige diversos aspectos, e um deles é contar com produtos de qualidade. E, como vimos ao longo do texto, o Swaddle é uma ótima opção para evitar a morte súbita infantil, quando comparado aos casulos tradicionais.

Portanto, você pode contar com o Casulo de Anjo. Aqui, temos diversas opções disponíveis, para verificar, basta acessar o nosso site e conferir!

17 de novembro de 2021 — Carlos Belo