Desenvolvimento da Noção Temporal das Crianças
Quando a criança começa a ter noção sobre o tempo?
"Amanhã", "semana que vem", "só um minutinho"... será que as crianças conseguem entender essas expressões?
Parece simples, mas a passagem do tempo é um conceito abstrato e para compreender, a criança precisa perceber a passagem do tempo, as mudanças, a duração, as sequências temporais e até como os ciclos que se repetem (dias, meses, ano…). Não parece tão simples mais, certo?
O desenvolvimento cerebral dos pequenos passa por muitas etapas: antes dos dois anos a criança entende a sequência de fatos que acontecem no seu dia; aos dois começa a perceber a duração de algumas atividades. Dos três a quatros anos o “antes”, “depois”, “hoje”, “amanhã”, ficam mais claros. Apesar de ainda ser muito comum frases como: "amanhã eu fui pra escola".
Entre quatro e cinco anos, as crianças costumam reconhecer um dia da semana, os momentos do dia (manhã, tarde, noite) e acertam mais o “ontem, hoje e amanhã”. Aos poucos adquirem habilidade de indicar os dias da semana, os meses, ano e até dias do mês por volta dos 8 anos.
É um processo de desenvolvimento que caminha em conjunto com outros como a memória, noção espacial e linguagem. Gradualmente entre 4 e 8 anos os conceitos e noções vão sendo assimilados.
Sabia que você pode ajudar? Com ações bem simples você pode ser um aliado nesse momento de aprendizagem. Como?
1. Use a rotina : Converse sempre sobre o dia, pergunte o que fizeram na escola assim que chegaram, qual atividade fizeram depois da hora do lanche, que horas começa e acaba a aula. Também pode comparar com o dia anterior e perguntar o que está programado para amanhã, por exemplo.
2. Observar a passagem do tempo: uma boa forma de explicar como o tempo passa é mostrando visualmente, plantando um pé de feijão, ou vendo fotos antigas e falando sobre aquele momento.
3. Ter objetos relacionados ao tempo: um calendário na geladeira ou um relógio na parede são ótimos aliados. Escrever juntos a festinha do coleguinha, o passeio diferente, marcar os dias que passaram, tudo isso além de ensinar sobre os dias, reduz a ansiedade dos pequenos.
4. Nomeie e utilize termos claros: clareza ajuda os pequenos tanto a entenderem, como a respeitar, isso mesmo. Evite termos vagos como “daqui a pouco”, troque por “daqui a cinco minutos”, por exemplo. “No fim dos mês”, por “dia 28" ou “daqui há 10 dias vamos viajar”.
5. Aproveite o momento: Ficou frio e vai pegar o saco de dormir soft do armário? Comente isso com a criança. "Lembra que ontem estava calor, hoje está frio e amanhã como será que vai estar?
Gostou das dicas?
Então compartilhe com uma amiga que também precisa saber disso!