Autoestima, autocuidado e maternar
Espelho, ainda estou aqui.
Você sente que a maternidade te transformou? Quão intensas foram essas mudanças? É fato que todas nós mudamos depois que um filho chega, porém, algumas vezes, lidar com essas transformações é um processo lento e doloroso.
Ainda que muitas pessoas não entendam como maternar pode trazer dor, o motivo é conhecido por quem vive: nos fundimos tanto com a rotina da criança e o desejo de satisfazer cada necessidade que esquecemos o que nos fazia ser apenas nós, mulheres.
O que você sempre amou fazer antes de ser mãe?
O que te faz ser você?
Quando um bebê chega, nem sempre as respostas são claras!
E isso é comprovado, sabia?
Reflexos da Maternidade na Carreira
Um estudo feito nos EUA em 2006, pela socióloga Louise Marie Routh mostrou que 36% das mulheres que possuem filhos afirmaram que, após o período da gestação, suas carreiras foram afetadas. Já as mulheres que não tinham filhos, conseguiram seguir planos e trajetórias dentro das empresas, conseguindo até promoções e aumento de salário.
E o que isso revela? Que quando uma mulher precisa lidar com suas transformações pós-maternidade, ela precisa compreender não apenas suas emoções e mudanças no corpo, mas também reinventar sua carreira e construir novas possibilidades para a realização dos seus sonhos.
Por mais que pareça natural pensar assim, nem sempre as empresas compreendem que filhos não são empecilhos para os sonhos e projetos, mas sim potencializadores das nossas capacidades.
Se seu desejo é se reencontrar na carreira, saiba que você pode! Encontre sua força e drible a culpa, sabendo que ser você e se reconciliar com tudo que ama é abraçar sua própria essência.
O Processo do reencontro
Você ainda está aí? Onde estão seus sonhos? Ter um bebê é incrível, mas é só uma das coisas que te faz ser você.
O melhor presente que você pode dar a você mesma é amar seu filho de forma saudável e não permitir que a maternidade apague seus sonhos e te deixe exausta ao ponto de te adoecer.
O burnout materno é uma doença cada vez mais real e afeta muitas mães, causando sintomas como cansaço extremo, esgotamento, ansiedade, insônia e irritabilidade. Quando intensos, se tornam uma doença séria e que precisa de ajuda e tratamento.
Por isso, cuide de você, das suas emoções e rotina.
Viva o processo de se reencontrar colocando a si mesma dentro das suas prioridades e se cercando de pessoas que possam te ajudar nesse caminho.
Vá ao encontro do espelho e abrace sua nova versão.