O combinado não sai caro
Você costuma realizar combinados com seu filho? Sabia que essa pode ser uma ótima estratégia para conseguir a colaboração dele na rotina?
Para as crianças, é muito difícil precisar interromper a brincadeira para atender uma solicitação, ainda que ela seja breve ou necessária. Quando damos uma opção de combinado, a "troca" fica mais fácil de aceitar porque essa pausa foi dita com uma certa antecedência, o ajudando a ter uma noção de tempo e responsabilidades.
Veja alguns exemplos que podem ajudar nesses momentos:
⭐️ Se a hora de buscar seu filho na escola é um momento agitado porque ele deseja seguir brincando, experimente limitar o tempo com um despertador e avisá-lo quando estiver chegando o minuto final.
⭐️ Quando a hora do banho for polêmica, crie uma sequência de fatos que transforme isso em uma brincadeira. "Vamos fazer um circuito, dar a volta na sala, passar pelo sofá, girar pela mesa e quem chegar primeiro no banho, vence!"
⭐️ A hora da TV se torna uma briga? Que tal limitar o tempo com algo que a criança conheça o início e o final, como um episódio apenas daquele desenho que ela ama?
⭐️ Chegou a hora de dormir? Deixe a criança ajudar! Permita que ela escolha qual casulo e pijama deseja usar e possa separar a sua roupa, tanto para dormir, quanto para o dia seguinte, explicando que, depois disso, será a hora de deitar e descansar para brincar muito no dia seguinte!
Acredite, pequenos detalhes com combinados podem mudar muito o dia da família, seu humor e a sua forma de educar as crianças. 😍