Promova a autonomia do seu filho!
“Nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela sente que pode realizar sozinha”. (Maria Montessori)
Já ouviu essa frase?
É comum querer que algumas etapas da criação dos filhos passem logo. Quem nunca desejou, ao menos uma vez, que chegasse logo a fase da criança comer, vestir, usar o banheiro ou escovar os dentes sozinha que atire a primeira pedra! Afinal, na correria do dia a dia ser interrompida de 5 em 5 minutos para atender a necessidade dos filhos não é nada fácil.
Ao mesmo tempo, tão comum quanto, é sentir-se saudosa assim que a fase passa e a criança aprende a fazer alguma coisa. Vai entender, né? Deve ser a tal da memória seletiva de mãe.
Apesar de desejar que aprendam rápido, muitas vezes o espaço e tempo que precisam não é dado. Eu sei, eu sei, demora, faz bagunça e não fica do jeitinho que queria se você fizesse no lugar deles, mas como irão aprender se não puderem praticar?
É importante esclarecer que desenvolver a autonomia nas crianças não significa permitir que elas executem tarefas sozinhas simplesmente, mas sim, ser uma fonte de confiança, apoio e orientação. Ao agir assim, você promove uma série de benefícios a curto e longo prazo na vida dos seus filhos, como o desenvolvimento da capacidade psicomotora, da inteligência emocional e da autoconfiança.
Aqui vão algumas dicas para estimular a autonomia das crianças
✔️Promova um ambiente seguro e deixe a criança explorar
✔️Aproveite sua curiosidade nata, se ela quer tentar fazer algo sozinha permita, incentive e oriente
✔️Inclua seu filho nas tarefas de acordo com sua faixa etária. Começando com uma etapa e aos poucos acrescentando outras.
✔️Dê oportunidade para escolherem e decidirem algumas coisas
✔️Permita que tentem resolver seus problemas e conflitos antes de intervir
✔️Tenha paciência, aceite a frustração, os erros e incentive-os a continuar.
São pequenas ações que fazem toda a diferença para um desenvolvimento seguro e confiante.
Comece hoje!
Deixe seu filho pegar o pijama, fechar o casulo, escolher o livrinho.
Curta e se orgulhe do desenvolvimento e autonomia de seu pequeno.